Detalhes da Notícia



Semana do Meio Ambiente em Floreal

terça-feira, 18 de junho de 2013 - 03:20:36
Semana do Meio Ambiente em Floreal

O município de Floreal comemorou na última semana, 03 a 07 de junho, a Semana do Meio Ambiente, sendo realizadas atividades durante toda a semana, envolvendo alunos das Escolas Municipal e Estadual e a população do município que contou com o apoio da Sabesp para realização das atividades.

A Escola Municipal Prof. Silvânia Cristina Vendramel desenvolveu atividades com os alunos durante a semana, entre elas uma apresentação sobre a vida de um saquinho de pipoca, da sua produção até a sua reutilização como papel reciclado. Na terça-feira dia 04 de junho, os técnicos da Casa da Agricultura de Floreal, a Escola Estadual Prefeito Décio Prata em parceria com a Sabesp, acompanharam os alunos da Escola até uma nascente cercada e reflorestada, sendo relatadas as ações que foram realizadas para a restauração e conservação da nascente, depois os alunos foram até a estação elevatória da Sabesp, onde o Gerente Devanir explicou o processo de recebimento e bombeamento do esgoto até a estação de tratamento. Após isso os alunos foram visitar o Aterro Sanitário em Valas, onde o Engenheiro Agrônomo Edmar e a Técnica Ambiental Francieli relataram como é o processo de deposição de material no local, o volume total de lixo diário produzido no município, aproveitando a oportunidade para enfatizar a importância da coleta seletiva de material reciclado.

Na quarta-feira, dia 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizado o plantio de mudas na Rua Fioravante Segati, onde foi instalado o Projeto Piloto de Floresta Urbana, que é proposto pela Secretaria do Meio Ambiente a fim de arborizar os municípios, sendo que os alunos da Escola Municipal Prof. Silvânia Cristina Vendramel Belatti ajudaram e acompanharam o plantio das mudas, e propuseram a acompanhar a manutenção das mudas.

Na quinta-feira, foi realizado o II Fórum Intermunicipal de Meio Ambiente em Nhandeara, onde Floreal foi um dos organizadores do evento e contou com a participação do Coral Infantil Municipal.

Ainda na quinta-feira, durante a Feira Municipal, foram distribuídas mudas de árvores para arborização urbana e nativas para toda a população. As mudas foram doadas pela Sabesp e distribuídas no Stand da mesma com o apoio da Casa da Agricultura do município.

E encerrando as atividades, na sexta-feira (07/06), os alunos da Escola Municipal Prof. Silvânia Cristina Vendramel Belatti foram visitar a Empresa de Reciclagem do município, onde a responsável Nair explicou o processo de recebimento do material, a separação, a prensagem e o destino para as empresas de processamento destes materiais. Os técnicos da Casa da Agricultura Edmar e Francieli explicaram como fazer a separação dos materiais em casa e enfatizaram a importância da coleta seletiva para o município e para o meio ambiente e os alunos assumiram o compromisso de serem multiplicadores da ideia da coleta seletiva.

Assim terminaram as ações da Semana do Meio ambiente em Floreal, e com a certeza de que mais um passo foi dado para a preservação ambiental.